Projeto Erasmus

Projeto Erasmus +

Consórcio de Escolas Envolvidas

CFAE - Ordem de Santiago

Padlet Projeto Erasmus+ 2019-22

Balanço das experiências de mobilidade e das principais aprendizagens e impactos nas práticas pedagógicas

O papel desempenhado pelo programa ERASMUS+ é fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e proporciona oportunidades extremamente enriquecedoras para a troca de experiências e conhecimento em diferentes contextos educacionais. Este programa é bianual e foi concretizado nos anos letivos de 2021/22 e 2022/23. A sua organização e operacionalização esteve a cargo do Centro de Formação Ordem de Santiago (CFOS).

No âmbito do Consórcio de escolas onde o Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage esteve incluído, foram realizadas duas mobilidades ERASMUS+, quer os elementos da direção, quer das estruturas intermédias tiveram oportunidade de participar em ambas. O tema central “Desenvolvimento Profissional Docente: A Mudança Sistémica das Escolas e a Qualidade do Ensino” foi a base dessa mobilidade e qualquer uma das visitas foi marcante. Os docentes visitaram Espanha (Valência) e a Finlândia (Helsínquia), dois países completamente diferentes a nível de desenvolvimento educativo.

Durante as mobilidades a Valência, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer e participar numa experiência de jobshadowing – visitando escolas e espaços, discutindo pedagogias e realizando reuniões informais com os responsáveis das escolas, com os inspetores e com os formadores. A abordagem pedagógica que observámos era mais centrada no aluno e nas aprendizagens ativas. Visando uma mudança sistémica na escola, há uma grande aposta nas estratégias de envolvimento dos pais e da comunidade local.

Na mobilidade à Finlândia, país conhecido pelo seu inovador sistema de ensino, de alta qualidade e igualitário, os docentes tiveram a oportunidade de compreender de perto as políticas e práticas que sustentam esse sucesso. Os docentes finlandeses valorizam a pesquisa e a inovação pedagógica, o que resulta em salas de aula dinâmicas e motivadoras.

Apresentação da 1ª mobilidade – PDF (fase 1)

Apresentação da 2ª mobilidade – vídeo (fase 2)

Apresentação da 3ªmobilidade – PDF (fase 3)

Após as visitas dos professores que estiveram em mobilidade e da sua partilha de experiências com a nossa comunidade educativa, houve lugar para se conceber algumas propostas de mudança e/ou inovação, motivando os docentes para a alteração de certas práticas pedagógicas.

No decorrer do ano letivo de 2021/22 houve auscultação da comunidade educativa sobre a necessidade de alteração das práticas pedagógicas, da inclusão e da importância de dar voz aos alunos, do trabalho colaborativo entre ciclos e da participação da comunidade local na vida da escola. No ano letivo de 2022/23, foi delineado um primeiro projeto, apresentado publicamente ao Consórcio de escolas que participou nestas mobilidades.

 https://view.genial.ly/64999a3e1b09f10018a26569/guide-online-education-guide

Um conjunto de iniciativas potencialmente capazes de melhorar as condições de ensino e de aprendizagem no Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage foram ganhando corpo e no ano letivo 2023/24 foram postas em postas em prática.

Foi delineado, no início do ano letivo, e apresentado à comunidade educativa, um Plano de Comunicação, que visa: reforçar a imagem do agrupamento, como organismo plural de dinamismo e qualidade; potenciar e dotar o agrupamento de ferramentas que permitam uma comunicação mais eficaz e célere entre a comunidade escolar e os novos elementos que venham a integrar o agrupamento; potenciar as relações de proximidade entre as diversas estruturas intermédias e o trabalho colaborativo; melhorar as relações do agrupamento com o meio local; divulgar o agrupamento, as atividades/projetos.

No Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, está a ser implementado um espaço de trabalho colaborativo e polivalente – sala READ (recursos de estudo e aprendizagem digitais) – que auxilie os alunos na conceção de trabalhos escolares, com o apoio de recursos e materiais digitais, recursos de som e imagem, incluindo televisão e rádio, que permitam uma melhoria contínua no processo de aprendizagem de conteúdos das disciplinas, melhorando assim o sucesso educativo.

Os professores participantes na mobilidade,

António Caetano

Fátima Pinto

Margarida Ruivo